segunda-feira, 13 de abril de 2015

Robalos com batatinhas ao vapor, sopa de legumes, arroz de legumes e maçã cozida - # Bimby

Hoje o título da receita é grande,  mas foi realmente o que eu fiz ao mesmo tempo na Bimby.
Para mim, esta é uma das grandes vantagens da Bimby, cozinhar a varios níveis, sobretudo na TM5. Mas é igualmente possível na TM31, apenas variam as quantidades, já que uma das diferenças é a capacidade do copo e da varoma.
Uma simples sopa de legumes, como base, deu para fazer isto tudo ao mesmo tempo, nos 30min da sopa. E nesses 30 minutos ainda fizemos os trabalhos de casa, da pequena Maria.
Foi um cozinhar a quatro níveis, sopa, prato principal, acompanhamentos e sobremesa. De qualquer forma, sempre que faço sopa, cozinho sempre alguma coisa na varoma porque acho sempre um desperdício não se aproveitar o vapor durante os 30 ou 40 minutos em que se cozinha a sopa, poupando tempo e dinheiro.
Mas vamos à receita!
Espero que gostem! E que vos seja útil!

Ingredientes:
2 robalos (podem usar douradas ou outro peixe que gostem)
200g batatas
250g cenouras
200g courgete
100g alho francês 
100g cebola
1 dente alho
50g azeite
2 colheres chá de sal
Mistura de pimentas
Hortelã da ribeira
Salsa
2 maçãs 
canela q.b.
Açúcar q.b.
1 Limão
650g Água
120g de arroz Carolino

Preparacao: 
# Escalar o peixe, tirar as cabeças e o rabo. Temperar com a mistura de pimentas, sumo de limão, sal e hortelã da ribeira (aqui no Alentejo é fácil encontrar, mas se não tiverem podem usar outro tempero para peixe que gostem). Deixar 5-10 minutos a tomar gosto. Colocar papel de alumínio na varoma, adicionar o peixe, metade do azeite e salsa. Fechar em papelote, deixando uma pequena abertura no topo, não fechar totalmente. Colocar em volta, as batatas partidas em cubos.
# No tabuleiro superior da Varoma colocar a maçã cortada em pedaços, a canela e o açúcar, em papelotes de papel vegetal. 
# Colocar no copo a cebola e o alho e picar 5seg/vel5. Adiconar o azeite e refogar 5min/100º/vel colher inversa.
# Adionar a cenoura, a courgete e o alho frances partidos em pedaços e programar 6 seg/vel4. Adicionar sal a gosto e a água.
# Colocar o cesto com o arroz (podem ficar tentados a colocar mais arroz, mas uma maior quantidade não vai permitir que o peixe cozinhe neste tempo), uma pitada de sal e envolver com  a ajuda da espátula. Colocar a varoma com o tabuleiro e programar 20min/varoma/vel2.
# Retirar a varoma e o cesto com a ajuda da espátula.
# Colocar o copo de medida e triturar 2min/vel5-7.
# Retirar o creme de legumes e servir, juntamente com o peixe, o arroz e a sobremesa.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário

Klaudia