quinta-feira, 19 de março de 2015

Hamburgueres de soja e atum

Gosto muito de fazer hamburgueres, de várias maneiras e com os mais diversos ingredientes, desde vegetais, carne, peixe, etc. Acho, sobretudo, bastante versátil, já que dá para aproveitar algumas sobras de outras refeições, são rapidos e divertidos de fazer.
Estes que vos trago hoje foi a primeira vez q fiz! Pensei neles enquanto estava a fazer o leite de soja (em breve coloco a receita) e pesquisava receitas para aproveitar a okara (quando falar do leite falo também da okara).
Por outro lado, desde que vi aquele utensílio da tupperware para moldar hambúrgueres, no blog da Luisa Alexandra, fiquei logo a pensar... Aquele "gadjet" deve dar muito jeito! Depois, ainda me questionei se daria mesmo... O certo é que dá mesmo! O moldar a bola e depois achatar é otimo, mas... Depois de testar isto, não é a mesma coisa! Ficam perfeitinhos, com mais ou menos altura e ainda podemos congelar de forma individualizada. Gosto muito e os hambúrgueres ficaram um espetáculo. É super rápidos, que é uma coisa quem agrada sempre!
Espero que gostem!

Ingredientes:
( 6 hambúrgueres)
2 latas atum
2 ovos
80g soja texturizada
1/2 cebola média 
1 dente alho
Sal e pimenta

Preparação:
# Envolver todos os ingredientes numa taça até obter uma mistura moldavel.
# Colocar pequenas porções da massa no modelador da tupperware e formar os hambúrgueres ou em alternativa, formar pequenas bolas e depois achatar para formar os hambúrgueres.
# Colocar uma pequena quantidade de óleo ou azeite numa frigideira, somente a tapar o fundo, e adicionar os hambúrgueres, até ficarem tostados.
# Acompanhar com salada de alface ou arroz.


2 comentários:

  1. Uma sugestão bem interessante, o importante é testar vários sabores ao nosso gosto!

    ResponderEliminar
  2. Fiquei mesmo surpreendida! Gostamos bastante 😊

    ResponderEliminar

Obrigado pelo vosso comentário

Klaudia